Bom dia, confira as principais notícias desta segunda-feira:
Feira do Livro de Santa Maria se encerra com mais de 30 mil exemplares vendidos
Entre páginas folheadas, encontros e descobertas, a 52ª Feira do Livro de Santa Maria chegou ao fim, no sábado (6), celebrando o sucesso de público,de uma programação muito diversificada e de vendas. Em 16 dias de programação, foram vendidos 30,6 mil exemplares, consolidando a feira como um dos principais encontros literários a céu aberto da América Latina. Durante mais de duas semanas, a Praça Saldanha Marinho se transformou em um grande palco da literatura. Leitores de diferentes idades e perfis circularam diariamente entre bancas, sessões de autógrafos, apresentações artísticas e rodas de conversa. Clique e leia a matéria completa.
Semana começa com chuva e possibilidade de granizo em Santa Maria e região; tempo muda a partir de terça
A semana começa com tempo instável em Santa Maria e região. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a passagem de um sistema de baixa pressão deve causar chuva de intensidade moderada, com possibilidade de granizo e trovoadas, ao longo de toda a segunda-feira (8). Os volumes acumulados podem ultrapassar os 50 milímetros na maioria das cidades do centro do RS. A instabilidade começa a perder força já na terça-feira (9), com previsão de chuva fraca apenas pela manhã. Segundo Verardo, o céu deve permanecer com muita nebulosidade ao longo do dia. Clique e confira a previsão completa.
AVTSM se manifesta após autorização de progressão de regime a condenados pelo incêndio da Kiss e diz que há "banalização da vida"
A Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) divulgou nota, no sábado (6), em suas redes sociais depois que a Justiça autorizou a progressão para o regime semiaberto dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, condenados pelo incêndio na boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, em Santa Maria. As decisões atendem ao pedido das defesas dos réus, a partir da redução de penas determinada pelo Tribunal de Justiça, e foram proferidas nesta sexta-feira (5) pelo Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior, do 1º Juizado da 2ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, e pela juíza Bárbara Mendes Sant’Anna, da VEC Regional de Santa Maria. Clique e confira a matéria completa.
Desfile de 7 de Setembro reúne mais de 21 mil pessoas na Avenida Medianeira em Santa Maria
No dia em que o Brasil celebra 203 anos de Independência, este domingo (7) foi marcado pelo tradicional desfile cívico-militar de Santa Maria. Em mais um ano, a avenida Medianeira foi o palco do desfile que teve cerca de dois quilômetros de extensão e reuniu, conforme a prefeitura, 4 mil militares e 4,8 mil civis entre escolas, repartições públicas, entidades civis e sociais. A estimativa de público foi de 12,6 mil espectadores – totalizando mais de 21 mil pessoas presentes. O público pode prestigiar a passagem de veículos blindados e símbolos históricos. Clique e confira como foi.
Santa Maria pode ter um dos prédios mais altos do Estado e tentará bater recorde de altura
Com a proposta de colocar Santa Maria em destaque no Estado e no país na área da construção civil, a Construtora Jobim entrou na prefeitura com um projeto para construir um prédio que deve ser um dos mais altos do Rio Grande do Sul e tentará bater o recorde de altura no Estado. A torre Filho do empreendimento Amaiivos, que fica no terreno do Trevicenter, na Avenida Medianeira, foi projetada inicialmente para ter 33 andares, mas durante uma visita a Passo Fundo, onde está sendo erguido um dos maiores arranha-céus do Estado, Jobim teve a ideia de tentar bater o recorde de altura de prédios. Clique e saiba mais.
Perna humana é encontrada na orla de Porto Alegre e polícia suspeita de ligação com caso da mala na rodoviária
Parte de uma perna humana e um pé foram encontrados por pescadores na tarde deste domingo (7), na orla de Porto Alegre, de acordo com a Polícia Civil. A principal suspeita dos investigadores é que os membros tenham ligação com o caso da mulher que foi assassinada, esquartejada e teve o corpo encontrado em uma mala na Estação Rodoviária da Capital no início do mês. O publicitário Ricardo Jardim está preso preventivamente pelo crime. Clique e confira.